Inscrições para a AA Uni-CV/ Núcleo do DECM

Inscrições abertas para o Núcleo associativo do DECM.
Click aqui para preencher o formulário de candidatura.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Semana Académica 2009/2010



De 19 à 25 de Outubro de 2009 o DECM viu-se como palco daquela que constituiu a primeira semana Académica Realizada no seu seio. A pretensão foi auxiliar a que todos começassem com o pé direito, estimulando o convívio entre todos aqueles que se encontram ligados ao DECM. Uma semana de intenso convívio que avaliamos positivamente, reconhecendo no entanto que poderia ter sido melhor ainda.
As actividades programadas arrancaram bem cedo. Às sete e meia da manha, enquanto os alunos, inocentemente, consultavam os seus horários e aguardavam pelo inicio das aulas, uma surpresa os aguardava. Foram pouco depois recebidos nas suas salas por supostos professores que na realidade se tratavam de actores contratados para o efeito. A “aula fantasma” foi o inicio do contacto dos caloiros com a universidade. Uma aula que se concluiu com a explicação de que não se tratava de uma aula verdadeira mas sim de uma praxe.

Presidente da associação
Pelas nove horas encontrava-se previsto servir o pequeno-almoço, actividade esta que se reproduziu durante os dias seguintes, enquadrada na “feira Universitária”. Esta sucedeu-se no entanto à Abertura da Semana do Caloiro, em que os novos alunos tiveram a oportunidade de conhecer o presidente do departamento (Paulino Monteiro), a presidente da associação (Simone da Graça) e também tomar conhecimento de diversos aspectos relacionados com a Universidade em geral e com o departamento especifico. Foi-lhes, ainda distribuído, gratuitamente, o “Guia do caloiro”, um boletim preparado pela associação, contendo informações úteis acerca do regulamento, dos serviços e seus responsáveis e da Semana académica.
À esta actividade, seguiu-se uma visita guiada ao departamento. Nesta os caloiros foram divididos em grupos e percorreram os pontos de maior interesse, guiados por elementos da associação e tendo sido recebidos pelos funcionários encarregados dos postos.
Por volta do meio-dia, serviu-se o almoço, enquadrado também na “Feira universitária DECM”, abrindo-se também por esta altura mais duas bancas, uma banca de venda de acessórios e uma outra de informação e venda de contratos t mais.
Pelas 15:00 horas iniciou-se a primeira palestra, pertencente ao Ciclo de Conferências “ A Matemática e a Natureza”, preparado. a primeira palestra foi assim subordinada ao seguinte tema. “Introdução à Geometria Fractal da Natureza” e animada pela professora Dra. Telma Silva, DECM, Uni-CV, após ma intervenção introdutória do Prof. Paulino Fortes, DECM, Uni-CV.
Aluno a ver os filmes em cartaz
Encerrou-se este dia com a apresentação, pelas 19:30, da Tarde de Cinema ou, “Cinema social”, apresentando-se o filme e “Jogo entre ladrões”. Esta iniciativa ganhou também o nome de Cinema Social por a entrada não ser paga em espécie mas sim através de um donativo que reverterá depois para um projecto social, preparado pela associação. é de se destacar no entanto que a afluência não correspondeu ao que se esperava e que muitos desconheciam que a entrada se constituía num donativo de modo que o volume dos donativos recolhidos foi reduzido. No entanto, tal é também um incentivo para que a associação institua como seu o “cinema Social” e continue a exibir, semanalmente, um filme no recinto escolar. Em relação a este aspecto, os alunos poderão também enviar email com sugestões de filmes que lhes pareçam apropriados.
                                                     
Alunos na banca de jogos
Alunas participantes e muito queridas

Descontraindo na banca de alimentação
Assim a semana académica 2009/2010 foi acontecendo, sempre cheia de surpresas...
Para aceder ao programa completo da semana académica click aqui




Abertura oficial do ano lectivo e a inauguração do edifício novo



No dia 21 tivemos a honrosa visita do 1º Ministro (José Maria Neves), da presidente da câmara de São Vicente (Isaura Gomes), e do reitor da Uni-CV (António Correia e Silva), para a abertura oficial do ano lectivo e para a inauguração do edifício novo. Foi um dia muito agradável em que falou-se muito da importância do ensino superior em Cabo Verde e do motivo por se ter escolhido o DECM a 1ª instituição de ensino superior de engenharias e ciências do Mar em Cabo Verde como palco para essa abertura solene.
Logo após o momento solene tínhamos preparado para a surpresa de todos, no pátio, estátuas vivas com a parceria do centro cultural do Mindelo. Todos adoraram e foram tiradas muitas fotos! Em seguida esperava-nos um cocktail no qual brindamos pela melhoria e evolução do ensino superior em Cabo Verde.
1º Ministro e Director C.D.

Engº Emanuel Ribeiro
Engº Eurides Costa
Presidente da câmara 


1ºMinistro e Reitor Uni-CV

 
Director pedagógico





Tarde Cultural

          No dia 24 foi a tão esperada tarde cultural que contou com a presença de muitos alunos, de alguns professores e também do nosso presidente Paulino Monteiro o qual participou em vários jogos e nalgumas das actividades programadas. Tínhamos em cartaz diversas actividades tal como jogos tradicionais, jogos de playstation, jogos de mesa, sessões de massagem relaxante...e concursos diversos.



                                                         
                                                     

                            









 Passeio á Baía das Gatas


No dia 25 foi organizado um passeio à Baía das Gatas (partida à pé e regresso de autocarro) com o tema “Mente Sana em corpo Sano”, com muita convivência e dinamismo todos escalaram montes e encostas para chegar a praia e se refrescar...
O convívio foi livre, mas surgiram alguns jogos e algumas brincadeiras colectivas o que levou com que todos, mesmo não se conhecendo travassem amizades. O almoço foi feito pela Simone mas com a participação de todos. Voltamos para casa as 18:00 com a alegria e a certeza de que foi um dia memorável que todos vão querer repetir.


                                                                                                                          

Sem comentários:

Enviar um comentário