É criada a Associação Académica da Universidade de Cabo Verde (AAUni-CV)
Palavras do Presidente da AAUni-CV
A Associação Académica da Universidade de Cabo Verde (AAUni-CV) é uma organização representativa de todos os estudantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). A nossa actuação é direccionada pelos princípios de liberdade, democraticidade e representatividade da comunidade estudantil da Uni-CV, na medida em que queremos que todos sintam membros dessa família de milhares de membros, que é a comunidade estudatil da Uni-CV.
A actual Direcção da AAUni-CV inicia o seu primeiro mandato, no ano lectivo 2010/2011, consciente da responsabilidade e representatividade que tem e deve ter, para todos os estudantes, junto dos órgãos de governo e de gestão da Universidade de Cabo Verde e dos diversos agentes da sociedade civil.
No âmbito da formação, esta Direcção, a primeira da AAUni-CV elege como prioritárias, embora não exclusivas, as áreas relativas à integração dos estudantes no espaço universitário, à promoção da cultura e da multiculturalidade, ao exercício da cidadania, à prática do desporto na academia, a uma maior participação na vida da academia e, particularmente, da AAUni-CV. Para tal, torna-se imperativo levar a cabo um trabalho de identificação e articulação de estratégias eficazes, cuja efectivação dos projectos deve contar com o apoio de todos quantos almejam construir uma universidade pública de referência e um corpo de quadros capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável das nossas ilhas.
Não obstante, dar-se-á especial atenção à acção social (principalmente no que toca às propinas, refeições quentes, transportes, assistência na integração de estudantes que se deslocam de outras ilhas e outros países, etc), procurando criar um Fundo Estudantil e promover a acessibilidade a cuidados de saúde e medicamento.
De igual forma será o nosso objectivo promover o debate político na academia, na esteira da promoção do exercício da cidadania; trabalhar na promoção de oferta de formações e actividades extra‐curriculares, essenciais, hoje em dia, para a formação pessoal e académica dos alunos, servindo como elemento de diferenciação curricular, fulcral na hora de ingressar no mercado de trabalho, promovendo worshops, cursos intensivos, atelieres, debates e seminários.
Noutro sentido, compreendemos que a AAUni-CV deverá diminuir o hiato informativo que existe entre si e os estudantes/colegas, apostando numa política de informação forte, com recurso às novas tecnologias. Neste sentido, a Rádio AAUni-CV desempenhará um papel importantíssimo na transmissão de informação simples e directa, acerca da actividade diária da AAUni-CV. Ainda nesta rubrica, temos em atenção que a criação de um espaço da associação em sites de relacionamento (nomeadamente o Facebook, Twitter, entre outros) permitirá uma maior proximidade, em especial, com a comunidade estudantil quer dentro como fora do país.
A área Pedagógica e Política Educativa não será descurada, na medida em que compreendemos a necessidade de informar e debater as temáticas da Universidade Pública de Cabo Verde e, no geral, do Ensino Superior, directamente com o nosso substrato pessoal. Nesse sentido, organizaremos Jornadas Pedagógicas, como local privilegiado para discussão, entre alunos e professores, dos principais problemas pedagógicos da universidade e, igualmente, em articulação com associações congéres.
A nível do Gabinete do Desporto, pretendemos estender a prática desportiva a todos os estudantes da universidade, promovendo encontros entre cursos e entre universidades. Nessa linha nasce o projecto maior da associação que é criar a selecção desportiva da Uni-CV.
Mediante elaboração de um plano de actividades que visa implementar uma organização estudantil coesa, acolhedora dos seus representados, a presente Direcção assume o compromisso durante o mandato que se inicia para a concretização plena deste projecto, garantindo ainda o dinamismo e o crescimento da associação. A efectivação de tudo o que se preconiza será possível, se garantirmos um correcto e regular funcionamento dos órgãos, e comungarmos esforços no sentido de definir um plano estratégico que tenha em atenção os interesses de todos os corpos universitários. No entanto, será, também, necessário o envolvimento de todos os estudantes.
Na longa e árdua caminhada que está gestão pela frente, espera poder contar com todos.
Saudações Académicas
Dorival Ramos Mendes da Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário