Inscrições para a AA Uni-CV/ Núcleo do DECM

Inscrições abertas para o Núcleo associativo do DECM.
Click aqui para preencher o formulário de candidatura.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Caso Bacharelato *detalhadamente*

Anos e anos de silêncio, de medo, de cumplicidade, pois essas coisas não aconteceriam caso fossem denunciados logo de inicio, somos cúmplices da nossa própria desgraça, vida ingrata!

1ª Fase

Por fim um grupo decidiu dar um basta depois de tanto ser flagelado pelos ventos (EPÁ, acho que já ouvi essa frase em algum lugar) e então partir para a luta, depois de reuniões e mais reuniões, idas a advogados, juristas, leitura de passagens da constituição da republica, envio de cartas, pedidos de apoio, noites em claro, tensão arterial em alta para alguns (não estou a brincar) com falta de consideração, de respeito, de humildade, decidiram fazer valer os seus direitos em artigos e entrevistas, os quais seriam seguidos de manifestações, até que o problema fosse resolvido.

2ª Fase

1ª Entrevista RCV, no mesmo dia foram contactados pela escola para encontro no dia seguinte em que foram somente dois representantes mas dali não poderia sair nada e então foi marcada uma reunião para dali a 1 dia com a comissão em peso, se resolveu alguma coisa? Não sei, só sei que falamos e falamos, debatemos e debatemos, o que de lá saiu não foi mais do que certezas de que assim nada se resolveria pois as decisões vêem da parte da reitoria e em todo o caso seja o que for que saí-se dali não seria uma certeza, mas sim uma proposta de uma proposta que seria apresentada a reitoria na Praia. Blábláblá... 3hs depois e alguns litros de saliva a menos saíram de lá desanimados, contrariados, mas ao mesmo tempo com uma força sem igual, prontos para o que dali viesse. Á entrevista não tinha ido para o ar, por motivos que “só Deus sabe”, então foram dar outra entrevista a qual foi passada no mesmo dia, para garantir foram para mais duas rádios sendo a rádio nova e a rádio Morabeza, expondo sem qualquer tipo de constrangimento todos os problemas passados, e claro que como boa instituição que preza pelos sua imagem a universidade, não deixou de desmentir grande parte e tornar este grande problema em uma história demasiado simplória ou seja que foi feita uma tempestade em um copo de água e que os alunos não matricularam-se porque não quiseram (aqui vê-se claramente muita falta de comunicação e de entendimento entre o departamento e a reitoria).

3ª Fase

Tudo a postos, a manifestação seria dali a poucos dias, os alunos estavam indignados prontos para fazer qualquer coisa, foram distribuídos os planos para a manifestação e já contavam com uma adesão de 75% dos estudantes nessa situação. E ZÁZ! Saiu a tal reunião já muito pedida

A comissão foi contactada para participar numa reunião com uma delegação que o reitor denominou para debater e encontrar a melhor solução *mas contudo pergunto, para quem? Para a universidade, para os estudantes ou para ambos? Por agora essas questões ficarão sem respostas *. Em todo o caso se saíssem dessa reunião com ‘certezas’, a manifestação estaria cancelada.

Reunião marcada, reunião feita.

Membros da delegação:

  • Dr. Paulino Monteiro (administrador Geral – Reitoria Praia)

  • Dr.ª Helena Rodrigues (Assessora para o desenvolvimento institucional – Reitoria São Vicente)

Membros da comissão:

  1. Andreia Fortes

  2. Gilda Lima

  3. Gilson da Cruz

  4. Hilaria Jesus

  5. Ivan da Silva

  6. Jair Estêvão

  7. José Lopes

  8. Romilton Rocha

  9. Simone da Graça

Nove membros cheios de garra e vontade de ajudar os seus colegas.

Havia 5 pontos cruciais:

  1. Matricula

  2. Exame (Recurso);

  3. Equivalência

  4. Cadeira projecto e orientador

  5. Condições de entrada no complemento licenciatura

Esses 5 pontos, foram debatidos durante cerca de 3hs e tal de reunião e do qual saíram soluções, soluções essas que de antemão sabiam que não agradaria a todos, mas que por hora resolveria o grosso da questão, mas a comissão deixa bem claro que tudo será bem fiscalizado e se essas directrizes não forem devidamente seguidas, deverão tomar medidas para que tudo volte aos eixos pretendidos.

Uma grande perda foi não terem conseguido os recursos, mas essa é uma questão que posteriormente será trazida a tona de novo, pois os estudantes dos cursos de licenciatura dizem ter poucas chances e que deveriam ter mais uma, mas deixe-mos isso para mais tarde.


AA Uni-CV vs Uni-CV

4 1


  • Quanto a equivalência, apesar de no inicio não nos terem dado a saber dessas condições e nem nos foi dado qualquer informação a esse respeito, informamos que todos os que desejarem, poderão solicitar a sua equivalência, pelos meios próprios e atempadamente, para mais informações vá a secretaria do DECM;


  • Quanto ao complemento licenciatura, para que um estudante tenha acesso a esta fase tem de ter finalizado o bacharel, ou então de estar somente com o trabalho de final de curso incompleto, o qual deverá ser apresentado até Dezembro próximo;


  • Para o exame especial e demais (exame 1ª época e 2ª época) deverá ser afixado o plano da disciplina até pelo menos 30 dias antes das provas, tal como disponibilizados professores para tirar dúvidas, fazer sessões de esclarecimentos e disponibilizar matéria;


  • Condições de conclusão do bacharelato de forma detalhada aqui;


  • Quanto a cadeira projecto que nunca foi leccionado nalguns cursos, os estudantes deverão se inscrever nele;


Sei que essas condições não satisfazem a todos, não depois de tantos problemas passados, problemas esses, boa parte imputáveis ao sistema, mas que remédio, cada um que faça o seu melhor e exija da universidade a sua parte, de maneira que tudo possa se resolver, mas sem nunca se esquecer que cada um de nós tem a sua cota parte tanto nos problemas como nas soluções.

Sem comentários:

Enviar um comentário