Inscrições para a AA Uni-CV/ Núcleo do DECM

Inscrições abertas para o Núcleo associativo do DECM.
Click aqui para preencher o formulário de candidatura.

sábado, 6 de novembro de 2010

*Maio de 2010*


É criada a Associação Académica da Universidade de Cabo Verde (AAUni-CV)


Palavras do Presidente da AAUni-CV

     A Associação Académica da Universidade de Cabo Verde (AAUni-CV) é uma organização representativa de todos os estudantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). A nossa actuação é direccionada pelos princípios de liberdade, democraticidade e representatividade da comunidade estudantil da Uni-CV, na medida em que queremos que todos sintam membros dessa família de milhares de membros, que é a comunidade estudatil da Uni-CV.
A actual Direcção da AAUni-CV inicia o seu primeiro mandato, no ano lectivo 2010/2011, consciente da responsabilidade e representatividade que tem e deve ter, para todos os estudantes, junto dos órgãos de governo e de gestão da Universidade de Cabo Verde e dos diversos agentes da sociedade civil.



Presidente da AAUni-CV - Discurso da Tomada de Posse

No âmbito da formação, esta Direcção, a primeira da AAUni-CV elege como prioritárias, embora não exclusivas, as áreas relativas à integração dos estudantes no espaço universitário, à promoção da cultura e da multiculturalidade, ao exercício da cidadania, à prática do desporto na academia, a uma maior participação na vida da academia e, particularmente, da AAUni-CV. Para tal, torna-se imperativo levar a cabo um trabalho de identificação e articulação de estratégias eficazes, cuja efectivação dos projectos deve contar com o apoio de todos quantos almejam construir uma universidade pública de referência e um corpo de quadros capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável das nossas ilhas.
Não obstante, dar-se-á especial atenção à acção social (principalmente no que toca às propinas, refeições quentes, transportes, assistência na integração de estudantes que se deslocam de outras ilhas e outros países, etc), procurando criar um Fundo Estudantil e promover a acessibilidade a cuidados de saúde e medicamento.
De igual forma será o nosso objectivo promover o debate político na academia, na esteira da promoção do exercício da cidadania; trabalhar na promoção de oferta de formações e actividades extracurriculares, essenciais, hoje em dia, para a formação pessoal e académica dos alunos, servindo como elemento de diferenciação curricular, fulcral na hora de ingressar no mercado de trabalho, promovendo worshops, cursos intensivos, atelieres, debates e seminários.


Família AAUni-CV e o Reitor da Uni-CV, Doutor António Correia e Silva

Noutro sentido, compreendemos que a AAUni-CV deverá diminuir o hiato informativo que existe entre si e os estudantes/colegas, apostando numa política de informação forte, com recurso às novas tecnologias. Neste sentido, a Rádio AAUni-CV desempenhará um papel importantíssimo na transmissão de informação simples e directa, acerca da actividade diária da AAUni-CV. Ainda nesta rubrica, temos em atenção que a criação de um espaço da associação em sites de relacionamento (nomeadamente o Facebook, Twitter, entre outros) permitirá uma maior proximidade, em especial, com a comunidade estudantil quer dentro como fora do país.
A área Pedagógica e Política Educativa não será descurada, na medida em que compreendemos a necessidade de informar e debater as temáticas da Universidade Pública de Cabo Verde e, no geral, do Ensino Superior, directamente com o nosso substrato pessoal. Nesse sentido, organizaremos Jornadas Pedagógicas, como local privilegiado para discussão, entre alunos e professores, dos principais problemas pedagógicos da universidade e, igualmente, em articulação com associações congéres.
A nível do Gabinete do Desporto, pretendemos estender a prática desportiva a todos os estudantes da universidade, promovendo encontros entre cursos e entre universidades. Nessa linha nasce o projecto maior da associação que é criar a selecção desportiva da Uni-CV.


Intervenção do Reitor da Uni-CV. Na mesa: Doutora Judite Nascimento - Presidente do Departamento de Ciências e Tecnologias; Doutor Marcelo Galvão - Presidente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Mediante elaboração de um plano de actividades que visa implementar uma organização estudantil coesa, acolhedora dos seus representados, a presente Direcção assume o compromisso durante o mandato que se inicia para a concretização plena deste projecto, garantindo ainda o dinamismo e o crescimento da associação. A efectivação de tudo o que se preconiza será possível, se garantirmos um correcto e regular funcionamento dos órgãos, e comungarmos esforços no sentido de definir um plano estratégico que tenha em atenção os interesses de todos os corpos universitários. No entanto, será, também, necessário o envolvimento de todos os estudantes.
Na longa e árdua caminhada que está gestão pela frente, espera poder contar com todos.
Saudações Académicas

Dorival Ramos Mendes da Silva
Artigo extraído do blog Studânti
Artigo similar publicado no Site da Uni-CV Click aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário